Publicado em 08/06/2015 14:28:49 - Autor: Dibá
Ao voltar da praia, lave o carro para evitar corrosão

Se você vai para a praia nas festas de fim de ano ou nas férias, lembre de lavar bem seu carro na volta. A maresia pode prejudicar algumas peças do veículo. Calma, não há motivo para desespero nem para cancelar o passeio. Seu carro não vai apodrecer após uns dias à beira-mar, mas uma boa limpeza é fundamental.

Quem vai uma vez ou outra para a praia, aqui vai uma dica: lave sempre seu carro assim que voltar, preferencialmente no mesmo dia ou no dia seguinte. Isso vai ajudar a tirar todo o sal e tudo mais que restou da praia pela lataria do automóvel.

Agora, para quem vive perto do mar, não tem jeito: lave o automóvel toda semana e, se puder, faça o polimento do veículo todo mês. A cera atua como uma proteção que previne a oxidação.

A maresia causa corrosão em objetos metálicos. É uma névoa úmida e salgada vinda do mar. É necessária apenas uma vez de exposição à maresia para que o automóvel já possa iniciar o seu processo de ferrugem. A parte debaixo do carro pode ser prejudicada sem nem mesmo que o condutor perceba.


Peças prejudicadas

O estabilizador, a suspensão e todas as partes que têm ferro podem ser afetadas. O escapamento também não fica de fora, ele pode apodrecer. O amortecedor do carro também pode sofrer danos. Em carros mais antigos, pode, em casos mais graves, acontecer o apodrecimento do motor e câmbio. As rodas de ferros também podem enferrujar e não segurarem mais o ar dos pneus.

 

Fonte: Terra